Programa anterior Fui pra ver

Próximo programa Viagens e Vinhos

DESTINOS

Pelo Brasil

Exibido em 6 de dezembro de 2016

Do Oiapoque ao Chuí

PORTA AFORA - Pelo Brasil

O Brasil é um dos maiores países do mundo. Tem até quatro fusos horários diferentes, por causa da extensão territorial. E país afora, há uma enorme diversidade socioeconômica, cultural, gastronômica, natural e climática. Uma das maiores metrópoles do mundo, assim como o maior bioma do planeta estão aqui. Às vezes até a língua chega a ter tantas diferenças que fica difícil compreender a mesma coisa em diferentes regiões. Mas em uma coisa o mundo todo é unânime: o melhor do Brasil ainda é o brasileiro.

Bagagem Extra

Tem coisas que você nunca acha que vão acontecer, até você sair da sua zona de conforto e ver um jacaré atacando alguém na sua frente. Ou até você virar a página e descobrir uma coisa nova sobre algum lugar no meio da reviravolta da história que está lendo.

#FICADICA

HORA DE ACERTAR OS PONTEIROS

Por ser muito extenso, o Brasil tem quatro fusos horários distintos. A diferença entre eles é pequena, mas é o suficiente pra fazer você perder coisas com horário marcado, como uma visita a um museu ou ainda o voo de volta pra casa.

ONCOTÔ?

Também por causa da extensão, a linguagem tem diferenças ao redor do país. São os chamados regionalismos, isto é, expressões típicas de determinada região. Pra não se sentir perdido, não se acanhe em perguntar caso não entenda algo fora do seu estado de origem.

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE NÃO É MERA COINCIDÊNCIA

Obras de ficção são ótimas maneiras de começar a se ambientar a algum lugar. Pra viajar pelo Brasil sem sair de casa, você pode explorar as obras do baiano Jorge Amado, do gaúcho Érico Veríssimo, do paraibano José Lins do Rego, do alagoano Graciliano Ramos, do mineiro Carlos Drummond de Andrade, ou ainda se aventurar com Macunaíma, de Mario de Andrade, pra conhecer termos indígenas.

Compartilhe:

Programas relacionados