República Dominicana
Por Rosana Hermann
A República Dominicana divide a ilha de Hispaniola com o Haiti. É o segundo maior país do Caribe, depois de Cuba, com 10 milhões de habitantes. A capital é Santo Domingo, mas o destino que todos buscam é Punta Cana.
Punta Cana tem tudo o que você espera do mar do Caribe, areia branca e fininha, aquele mar transparente com todos os matizes de azul turquesa e verde água que a gente nem sabe definir, coqueiros e resorts. Resorts all-inclusive que fazem você se sentir aquele esquema patrão que todo mundo sonha ter nas férias. Você paga, tudo vem incluído, você não precisa fazer nada. Se fazer nada já é bom, imagine numa espreguiçadeira de frente pro mar do Caribe com alguém trazendo um coco gelado.
Antes de escolher o resort é preciso levar em conta todos os detalhes. A época do ano, o local do resort e, dentro do resort, em que área você vai ficar. Digo isso porque minha experiência com o Resort que escolhemos foi excelente, mas pelo detalhe de ficar numa área específica da propriedade. O hotel era o Paradisus Palma Real, mas a parte que ficamos era The Reserve. Esse detalhe fez toda a diferença. Uma vez lá, percebemos que os restaurantes do The Reserve, o serviço, os quartos, tudo era melhor. Ainda demos sorte que a internet não estava funcionando no nosso quarto, reclamei e fizeram um upgrade pra um apartamento que tinha duas jacuzzis, uma na varanda e uma dentro da sala.
Além de desfrutar do seu resort e experimentar alguns esportes náuticos e diversões na praia, há uma grande oferta de passeios, como nadar com golfinhos num delfinário, viajar de catamaran para ver estrelas do mar, visitar outras praias, etc. Um ou outro passeio pode valer a pena, mas se você já está num ótimo lugar, sair durante muitas horas significa deixar de usufruir do seu resort e de tudo o que ele já inclui. Para mim, o passeio que valeu a pena foi a Ilha Saona, que é realmente belíssima, quase um superlativo do que já é Punta Cana. Vai do gosto de cada um.
Depois de tantos elogios, um lembrete: Punta Cana é quase um paraíso artificial, como diz a letra da música “À Francesa”, sucesso da cantora Marina, no sentido de que a vida ali não representa a do país como um todo. Assim, se você quiser conhecer um pouco mais da vida real dos dominicanos, programe um passeio fora do seu resort.