DESTINOS

Grécia

Grécia

Por Fábio Porchat

Talvez um dos lugares do mundo que melhor junte dois elementos perfeitos pra uma viagem: praias incríveis e história.

Já tem um certo tempinho que estive por lá. Ou seja, a forte crise que eles atravessam era ainda mais crítica. Por causa disso, os gregos não estavam muito bem-humorados. Não que eu tenha sido destratado por lá, muito pelo contrário! Mas era nítido que as pessoas estavam tensas e muitas sem emprego. Ouvi dizer que esse clima já melhorou um pouco. Não sei se por causa desse fato fiquei com a impressão que o grego é um povo um pouco menos hospitaleiro. Digo isso no sentido que eles não farão nenhum esforço para sair do seu caminho para te ajudarem. Mas, se você buscar ajuda, será prontamente atendido por qualquer pessoa. O que quero dizer é, se parar no meio da rua com um mapa e cara de perdido… você talvez fique assim por alguns bons minutos. Seja proativo. Isso, claro, falando de Atenas, porque nas ilhas, tudo muda. São quase dois países diferentes.

Uma coisa que me marcou muito por lá foi como a comida era gostosa! Mesmo. Uma variedade incrível de pratos mediterrâneos e você chega a ficar aflito pensando em qual comer. Fiquei louco nos tomates e azeitonas de lá. Juro. Pra você ressaltar o sabor de um tomate é porque o tomate tem que ser muito bom. Os azeites são um caso à parte e mereciam seu próprio artigo por aqui. Nunca provei nada igual. O vinho branco vale ser tomado em todas as refeições. As saladas, sobretudo com queijo feta, foram a base da minha alimentação por lá. Eram tão boas, que comia todo dia. Os peixes e frutos do mar são outra coisa de se lamber os beiços, ainda mais quando são feitos fresquinhos nas ilhas.

Aliás, em geral, as ilhas são o principal destino de quem viaja para a Grécia. Atenas acaba virando um ponto de passagem por concentrar todos os voos. E elas não decepcionam. Na verdade, te impressionam com a capacidade delas de te impressionar com tanta coisa linda. Fez sentido? Pois é, só vendo para crer. Dependendo da contagem são entre 1.200 e 6.000 ilhas e apenas 227 são habitadas. Portanto, tem ilha até dizer chega para conhecer. Vale pesquisar as principais e ver quais se encaixam na sua proposta de viagem.

Estive 9 dias na Grécia e dividi meu tempo assim: primeiro em Atenas 3 dias e, depois, entre as ilhas mais famosas: Santorini e Mykonos. Fiz dessa forma para aproveitar as ilhas por último, para relaxar. Achei que valeu bastante a pena dessa forma.

Espetacular, em praticamente todos os sentidos, a Grécia é um país extremamente agradável e gostoso, ao qual quero muito voltar e que recomendo a todos como um descanso para o corpo e alimento para a cabeça.

DICAS

  • A moeda lá é o euro.
  • O idioma oficial é o grego. Em Atenas e áreas de grande circulação de turistas, como Mykonos e Santorini, é fácil se comunicar em um inglês, ainda que na maioria das vezes básico.
  • O clima lá é o padrão para o que se refere como mediterrâneo: invernos moderados e úmidos e verões quentes e secos. Apenas no norte, perto das montanhas, esse clima varia.
  • Brasileiros não precisam de visto para viagens de menos de 90 dias.
  • O passaporte deve ter validade superior a 3 meses quando da saída do Espaço Schengen.
  • Não é necessário nenhum certificado internacional de vacina.
  • Vale alugar um carro para explorar as ilhas. Basta sua carteira de motorista do Brasil.
  • Vale lembrar que não há voos diretos entre Mykonos e Santorini. Tive que ir de Mykonos para Atenas e aí pegar outro voo para Santorini. O trajeto de barco é longo e não vale a pena em um roteiro de viagem mais enxuto.

OUTROS DESTINOS

  • DELFOS – Aos pés do Monte Parnaso fica o antigo complexo em homenagem ao deus Apollo e o lugar que ficava o famoso Oráculo de Delfo. É Patrimônio Histórico da Humanidade. Fica a 180km ao noroeste de Atenas.
  • MONASTÉRIOS DE METEORA – Outro Patrimônio da Humanidade são os incríveis monastérios construído no alto de pedras que se assemelham a colunas. O acesso é complicado pois exigem subir muitos degraus. Mas é uma experiência linda e sem igual.
  • RODES – Ilha próxima à Turquia e que é muito bonita, com sua cidade murada que contam com imensas torres e portões. É o local onde ficava o famoso Colosso de Rodes, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
  • CORFU – Ilha que fica na costa oeste da Grécia e que impressiona pela sua arquitetura italiana, já que foi dominado durante bastante tempo por Veneza. Outro Patrimônio da Humanidade. Lugar ótimo para velejar.
  • THESSALONIKI – 2a maior cidade que fica no nordeste do país. Por sua proximidade com a Bulgária e Turquia é um lugar onde passaram muitas culturas, o que gerou uma mistura interessante. A cidade é um lugar lindo para conhecer arquitetura e igrejas bizantinas.
VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • "vale" enviado por Iuri Marinho – Zaquintos

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados