DESTINOS

Estônia

Estônia

Por Rosana Hermann

A Estônia, junto com a Letônia e a Lituânia, formam os três países bálticos, porque são banhados pelo mar que dá o nome, o Báltico. O país fazia parte do Império Russo e só declarou independência em 1918. Ainda se percebe a influência russa na arquitetura e na cultura local.

Fui para a Estônia a trabalho, pelo Skype, quando fazia parte de um grupo de blogueiros que representavam a empresa em diferentes partes do mundo. Eu era a blogueira do Brasil e fui para uma reunião mundial que aconteceu num castelo medieval na parte antiga da cidade.

Cheguei em Tallinn num voo que saiu de Praga, na República Tcheca e a primeira coisa que notei foi que no aeroporto tinha wi-fi gratuito. Isso acontece em vários aeroportos do mundo, mas o comum é ter que fazer algum tipo de cadastro pra usar o benefício. Logo descobri que o wi-fi não era só no aeroporto e que a Estônia é um pais muito tecnológico.

Chamada de e-Estônia, foi considerada a mais avançada sociedade digital pela Wired. Além de wi-fi livre em todo lugar, lá a entrega de produtos por robôs já é uma realidade, o e-leitor pode votar de casa, pagar taxas e assinar documentos digitalmente. E mais, para diminuir os riscos de corrupção o governo decidiu adotar a total transparência. Para abrir uma empresa no país demora cerca de cinco minutos. E, no momento, o país tenta ser o primeiro criptopaís do mundo, digitalizando todos os serviços de governo usando a tecnologia Blockchain, a mesma da mais famosa das moedas digitais, o Bitcoin.

IMPRESSÕES
Estive em Tallinn em julho e fiquei hospedada no Radisson Blu Sky. Apesar de ser oficialmente verão, ainda dava pra sentir o vento frio do norte. Tive que ir a um shopping center, o Ülemiste, e comprar um casaquinho na maior loja Zara da Estônia. Aproveitei para tomar uma sopa, tomar um café e apreciar um doce, para esquentar o corpo e a alma. Em compensação, os dias são longos nessa época: só escurece perto da meia noite.

A cidade é verde e tranquila e, convivendo com toda a modernidade de shopping centers, hotéis, um centro antigo com castelos medievais muito bonitos, com torres de telhados pontudos, com telhas vermelhas.

Para quem vem de um país como o Brasil, descoberto em 1500, é sempre interessante passear pelo centro velho de uma cidade como Tallinn, com construções medievais. Fiquei encantada com uma porta verde (tirei foto) datada de 1640, na entrada de uma antiga fraternidade chamada A casa da Fraternidade das Cabeças Negras. O prédio é do século XIV e foi remodelado em 1597 quando foi adicionada a fachada da Renascença holandesa.

Talvez você não pense em passar férias na Estônia especificamente, mas se for visitar a região do mar Báltico, inclua Tallin.

VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • Participe!

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados