Canadá
Por Rosana Hermann
O Canadá é um dos países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, em geral fica entre os 10 primeiros do ranking em relação à renda, educação e saúde. O país é alegre, limpo, amistoso e civilizado. E espaçoso, porque apesar de ser o segundo maior país do planeta em área, tem uma população de menos de 40 milhões de habitantes. É como se você pegasse o estado de São Paulo inteiro, tirasse 4 milhões de pessoas e espalhasse o que sobrou numa área maior do que o Brasil.
Só isso já explicaria o clima de tranquilidade do país, mas tem um dado melhor ainda: o PIB per capita do Canadá é de 42 mil dólares. O do Brasil, 8 mil. Quer dizer, o povo é tranquilo e feliz porque todo mundo vive bem. O padrão de vida é um dos mais altos do mundo.
Digo isso por experiência própria, porque minha irmã mais velha casou com um canadense, imigrou e montou um grande clã que visito de vez em quando; todos têm casa própria, viajam pelo mundo, mesmo tendo empregos comuns como professora de academia ou cabeleireiro.
“Ah, o Canadá pode ser bonito, mas faz muito frio!”. Sim, mas só no inverno, que dura 4 meses. Se você não gosta de frio e neve, tem outros 8 meses para visitar, um mais lindo que o outro.
O que mais se destaca, no entanto, é a beleza natural do país, que vai de mar a mar, do Atlântico ao pacífico, com grandes regiões de montanhas e florestas, grandes lagos. Vale a pena visitar. Mesmo.
CLIMA
Adoro essas competições de quem pegou mais frio aonde. Eu peguei -40C. Não teve escola, todo mundo ficou em casa, não dava nem pra sair na rua. Tirando isso, mesmo no inverno, todos os lugares são aquecidos. É incômodo tirar e por casaco, luva, cachecol, mas não chega a ser uma tragédia. Em compensação o verão é muito quente, a primavera é toda florida e o outono é um espetáculo de cores que dá vontade de chorar de tanta beleza. O Canadá tem quatro estações de fato, totalmente definidas e diferentes, cada uma com sua beleza natural. Hoje, com internet, câmeras ao vivo, redes sociais, ninguém mais erra a roupa da mala.
LÍNGUA
As línguas oficiais do Canadá são francês e inglês, mas o inglês prevalece em 9 das 10 províncias. Mas você vai ouvir de tudo nas ruas de Toronto, considerada uma referência em termos de diversidade cultural, com bairros de imigrantes de muitas nacionalidades.
VISTO ELETRÔNICO
Desde 2017 a única coisa que você precisa pra entrar no Canadá é um visto eletrônico, absolutamente fácil de preencher online e receber um ‘sim’. Minha filha pediu o visto eletrônico em setembro deste ano e recebeu autorização em menos de uma hora depois de fazer o pedido.
MOEDA
O dólar canadense vale menos que o americano, ou seja, dói menos na hora de converter os preços em reais. Além disso, as coisas não são tão caras no Canadá, dá pra fazer boas compras.
CIDADES
As quatro maiores cidades do Canadá são: Toronto, Montréal, Vancouver e a capital Ottawa. Conheço Toronto e Vancouver e visitei rapidamente a cidade (francesa) de Montréal e Ottawa. E, claro, visitei algumas vezes Niagara Falls, passeio imperdível, porque o lado canadense é muito mais bonito que o americano.