DESTINOS

Bahamas

Bahamas

Por Fábio Porchat

As Bahamas são um destino perfeito para você praticar aquele famoso “deixa a vida me levar”. Poucos lugares são tão gostosos para relaxar quanto lá. E com aquele mar do Caribe cuja cor até hoje eu não me esqueço.

Cheguei pelas Bahamas via Miami, uma das rotas mais populares, mas você consegue encontrar outras opções como Atlanta, Houston, Nova Iorque, Tampa e até mesmo Panamá. Fiquei por lá 4 dias, apenas pela ilha de Nassau, a capital do país e um dos principais destinos.

Fiquei hospedado em um complexo de hotéis chamado Atlantis Paradise Island. É um dos mais famosos por lá pois ele é como se fosse Atlântida recriada. É uma coisa gigantesca. Você consegue encontrar de tudo um pouco por lá: cassinos, restaurantes incríveis (e com todo tipo de culinária), shows, tobogã gigante e até um tanque de tubarões. É simplesmente espetacular. Ótimo para levar crianças de todas as idades e família. Agora, deixa eu dividir uma história com vocês. Apesar de não gostar de jogar, nem aconselhar, acabei ganhando US$800 na roleta. Mas, como diria um tio meu: “um jogo que você coloca com a mão e eles recolhem com uma pá não foi feito pra você ganhar”. Só queria dividir essa história para deixar vocês com um leve odiozinho. =)

Outra coisa que é incrível no resort é a vista dos quartos. Todos são virados para a praia. É de tirar o fôlego acordar e dar de cara com aquele mar límpido e azulzinho do Caribe. Você não se cansa de olhar. É deslumbrante! Vale dizer que as praias lá são sem onda alguma. São todas calmas, plácidas que parecem uma piscina de água salgada. É uma coisa muito gostosa.

Você pode se locomover livremente pelo complexo de hotéis através de um ônibus deles, gratuito, que passa de 20 em 20 minutos.

Apesar da frase “você não precisa sair do resort pra nada” fazer total sentido por lá, eles disponibilizam uma porção de atividades. Eles oferecem snorkeling, mergulho, pesca, passeios de barco (coletivo ou particular) e qualquer tipo de atividade que envolva água que você imaginar. Eu mesmo fiz alguns dos passeios de barco, mas tem um em particular que recomendo.

Esse passeio também feito pelo hotel é um circuito de três ilhas que você faz em barco com capacidade para cerca de 30 pessoas (passeio com tudo incluso). É um passeio de um dia inteiro. Às 9h você sai do hotel para o porto e pega o barco por volta de 9h30, 10h no máximo. Ele zarpa primeiro para a ilha só habitada por lagartos, que é muito curiosa de se ver. São lagartos beeeeem grandinhos. Você recebe frutas para alimentá-los. Depois você para em mais uma ilha para mergulhar. Mas por último, meu amigo, é que vem a coisa boa. A última parada é em uma ilha particular. Lá você pode alimentar os tubarões (sim, tubarões de dar um leve cagacinho. Tá bom, cagaço mesmo. Mais de 1 metro de comprimento) além de arraias. Chega a hora do almoço e o pessoal estende uma lona e prepara ostras frescas e crustáceos. É uma experiência muito gostosa. Você passa a tarde inteira por lá com bebida e comida liberada (comida é ok, confesso, mas pra que comida quando se tem bebida, certo?). É uma praia lindíssima de areia branca. Curioso e, novamente, um pouco amedrontador, é ver os tubarões bem na beira d’água. Por serem bem alimentados eles nem querem saber de nós. Pelo menos foi isso que me garantiu o pessoal do barco.

Um passeio que não fiz muita questão por ser muito cheio, mas que é muito popular e parece fofinho, é pegar um barco até Staniel Cay a ilha dos porcos. Lá, porcos selvagens nadam contentes da vida na água do mar e são acostumados com a presença de humanos. Na ilha também fica a Thunderball Cave, uma gruta de um dos filmes do 007.

Se você quiser ir para fazer passeios por praias e um mar lindo, mergulhos, se divertir com a família ou simplesmente se fixar na praia até o último segundo antes de você ir embora, Bahamas é o seu lugar!

DICAS

  • A moeda lá é dólar bahamense. Mas dólares e até mesmo libras são amplamente aceitos.
  • O clima é tropical, com pouquíssima diferença entre as estações, apesar de haver períodos mais secos e outro com mais chuvas (esse último no verão). Vale ficar de olho durante a temporada de furacões pois o país pode acabar sendo rota de um .
  • Não há necessidade de visto para estadia com menos de 90 dias. Mas o seu visto americano deve estar em dia se o trajeto for feito por lá. O passaporte deve ter, no mínimo, 6 meses de validade e ao menos uma folha em branco para ser carimbada na imigração.
  • É bom também apresentar seu bilhete de ida e volta, garantia ou voucher do hotel e prova que você tem o mínimo de US$50, por dia, para o período da sua estadia.
  • É obrigatório apresentar o certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
  • Um fato curioso que vale ressaltar é: se você voltar pelos EUA, você fará outra imigração americana no próprio aeroporto de Nassau. Por isso vale chegar cedo, pois é um aeroporto de praia que você sabe como é….
  • Leve sua carteira internacional de mergulho. Se você não tem, tente tirar antes de ir. Vai fazer muita diferença e você vai aproveitar muito mais.
  • Composta de mais de 3 mil ilhas e ilhotas, Bahamas te oferece um universo de belezas e praias que você pode organizar a seu gosto. Vale pesquisar e adequar sua viagem para as suas preferências!

OUTRAS ATRAÇÕES

Ilhas Exuma – Conglomerado de ilhotas que é uma área protegida. Lugar ótimo para mergulhos e observar a vida marinha. É lá que você encontra a ilha dos porcos e a caverna do James Bond.
Ilha Harbour – Famosa por suas areias cor de rosa, foi o local dos mais antigos assentamentos europeus nas Bahamas. A ilha costuma ser frequentada por celebridades e milionários. Há vários hotéis chiques por lá.
Grand Bahamas – Ilha com a segunda maior cidade do país. Lá você encontra um mercado vendendo vários souvenires. Outra atração é um dos maiores complexos de cavernas submersas que você pode explorar.
Ilha Andros – Área protegida que conta 5 parques nacionais. Local com a 3a maior barreira de corais do mundo.
Praia Treasure Cay – Sempre figura em votações como uma das melhores praias do mundo. Dizem que a areia é macia como farinha molhada. Pois é.
Bimini – Ilha mais próxima dos EUA, a cerca de 90 km de Miami. O local foi a inspiração de Hemingway para escrever “O Velho e o Mar” e “As Ilhas da Corrente”. Por lá rolam várias competições de pesca subaquática. Você pode mergulhar entre corais e conhecer os restos do naufrágio do navio Sapona, atolado na areia.

VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • Participe!

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados