DESTINOS

México

México

Por Fábio Porchat

CANCUN

Confesso que fui para Cancun muito desconfiado, para não dizer preconceituoso mesmo, com um lugar que eu imaginava lotado de turista… aquela gente deslumbrada que foi para lá ficar muito doida, e até os eventuais farofeiros. Mas ganhei um belo de um cala a boca porque fiquei encantado com o lugar. Não porque não tivesse razão com as minhas preocupações, mas é que quando se está lá, você finalmente entende porque ele é tão falado e procurado pelas pessoas.

A verdade é que fui participar de um evento em Cancun e resolvi levar minha mãe e minha irmã para passarem uns três dias extras depois que terminasse o evento. Todo mundo adorou. Ou seja, é um ótimo lugar para você poder curtir com a família.

De fato, Cancun é o epicentro dos mega resorts com tudo incluso. Justamente o que eu mais tinha um pé atrás. Mas o mar do Caribe, com aquela cor linda e fantástica, já faz valer a pena sua estadia. Mesmo eles sendo bem impessoais, como é o padrão nesse estilo de resort.

Uma coisa curiosa é que dá a impressão que Cancun é um território independente do México. Já ouvi dizer que a imigração no país pode ser um pouco dura com brasileiros, mas não em Cancun, sedenta e que vive pelos turistas. Uma história que já ouvi, mas que não sei se acredito muito, é que mexicanos natos enfrentam uma certa dificuldade para entrar lá. Mas me soa como historinha. De qualquer forma, é notável a presença de estrangeiros, sobretudo os americanos (geralmente os mais bêbados).

Apesar da imigração tranquila, as malas por lá demoram bastante para chegar por causa do controle que eles fazem. Ficamos mais de 1h sentados, só aguardando, depois de ter passado pela imigração. E são bem rígidos. Uma moça tirou uma foto comigo na área de bagagem e a policial veio me dar um esporro. Recomendo, se você for passar poucos dias, levar uma mala de mão. Até porque a maioria do seu tempo vai ser passado de biquíni ou short. Ou sunga, se essa for sua onda. Eu não julgo. Mentira, julgo um pouco sim.

O negócio a se fazer por lá é realmente relaxar. É sensacional! É uma vista linda, a água incrível (não me canso de falar) e muita gente praticando todo tipo de esporte aquático (cujos serviços podem ser contratados no próprio hotel). Fora que os hotéis têm aquelas piscinas maravilhosas onde se pode, se quiser, passar o dia bebendo. Tudo muito gostoso e muito divertido.

Mas o dia não é o único período que você aproveita por lá. À noite, a cidadezinha, além de simpática para passear, é cheia de barzinhos e boates. Uma delas, a Coco Bongo, ficou muito famosa pela cena de dança do filme O Maskara. Tenho que dizer que foi uma das baladas mais divertidas e engraçadas a que já fui na vida. Tive o prazer de ver minha mãe dançando em cima do balcão! Fora que o salão fica cheio de uma gente fantasiada de personagens, dançando loucamente. Rolam também umas apresentações ao vivo das músicas que tocam. Olha, eu me diverti.

Aliás, como era de se esperar, esse clima de azaração e pegação é bem óbvio na noite por lá. Você perde a conta de quantos grupos e despedidas de solteiro você vê. Se você for solteiro/a, se joga! Opção de coisa para fazer não vai faltar. Talvez um fígado. Mas ele se regenera.

Além desse circuito já esperado de festas e praias, Cancun também te dá a oportunidade de fazer diferentes passeios pelas praias da região. Um dos que fiz foi para Playa del Carmo, um lugar lindo e bem próximo da cidade. Recomendo. Mas se tem um que vale a pena conhecer, é Tulum. Um dos lugares mais lindos que existe. É mágico estar naquelas ruínas fantásticas diante daquele mar do Caribe sensacional (de novo falando do mar, Fabio? Pois é, mas acredite em mim. Se você for, você também não vai cansar de falar dele). Acho que é um dos poucos lugares do mundo onde você pode passear entre ruínas e depois dar um mergulho no mar. Vale a pena mesmo. E sempre com possibilidade real de ver tartarugas e arraias. Aliás, tem uma praia que não me lembro agora, mas que a grande atração é mergulhar com as tartarugas. Outra praia boa é Isla Mujeres. Pode-se nadar com os golfinhos que estão livres no mar. Ela é uma ilha (isla. pegou o espanhol?) que fica a uns 13km de Cancun.

Se você é fã de História e quer ver ainda mais ruínas, Chichén Itzá (uma das sete novas maravilhas do mundo), famosa cidade maia, fica a menos de 2h de distância. Os próprios resorts oferecem uma série de excursões que te levam até lá. Inclusive com guias, o que eu sempre recomendo. Assim você consegue apreciar ainda mais a beleza e majestade do lugar. Mas, por favor, não tente escalar a pirâmide principal, pois é proibido e você vai se dar mal. No entanto, ao redor existe uma série de pirâmides menores, e nessas, sim, é possível subir. Então relaxa que os likes do seu Instagram estarão garantidos.

Cancun pode ser um lugar que te deixa com uma certa dúvida se vale realmente a pena. Mas eu te digo, aqui e agora, que vale e vale muito!

DICAS

  • A moeda lá é o peso mexicano.
  • O clima é tropical, similar ao do Caribe, sem muita diferença entre as estações, mas com um período de chuvas mais frequentes. O período mais seco é de fevereiro a maio. O mais quente é entre maio e setembro.
  • Vale a pena ficar atento ao período de furacões pois a cidade pode acabar entrando na rota de um. Ainda que seja raro.
  • Fique atento às datas do spring break americano, geralmente em abril, pois Cancun, um destino popular, é tomada por uma horda selvagem de universitários americanos. Ou vá nessa data, caso seja solteiro. 😉
  • Brasileiros não precisam mais de visto para ir ao México. No entanto é recomendável ter o passaporte válido por até 6 meses até a data da viagem e ter uma página em branco para ser carimbada na imigração.
  • Recomenda-se, também, ter em mãos as passagens de ida e volta, cópia da reserva ou voucher de hospedagem, além de comprovantes de que você tem como financiar sua estadia.
  • Não é necessário nenhum tipo de certificado de vacinação.

OUTRAS ATRAÇÕES

Museu Maia de Cancun – Local para aprender sobre essa cultura incrível e um tanto misteriosa que ocupou a região na época pré-colombiana.
Museu Submerso de Cancun – O maior do mundo. Você pode explorar as peças mergulhando ou em um tour de barco através de janelas especiais.
Sítio Arqueológico El Meco – Outras ruínas maias muito interessantes abertas para visitação.
Aquário Interativo – Parque de animais marinhos que te oferece a chance de nadar com golfinhos.
Torre Escenica – Com 110 metros de altura, oferece uma vista espetacular da área.
Parque Urbano Kabah – Um belíssimo parque que você pode passear. Ótimo para famílias com crianças pequenas pois eles têm um parquinho e zoológico.

VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • Participe!

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados