DESTINOS

Martinica

Martinica

Por Rosana Hermann

A Martinica é uma ilha francesa do Caribe, ou mais precisamente, um território ultramarino da França. Em 1493 a ilha foi avistada por Cristóvão Colombo em sua primeira expedição, mas só na quarta, em 1502, ele ali atracou ali e deu à ilha o nome de Martinica. Diz a lenda que o navegador considerou aquela a ilha mais bonita e charmosa do mundo. Em 1635 a França reinvindicou a ilha e em 1674 anexou-a a seu território, passando a receber dividendos da produção de cana-de-açúcar, cacau, etc.

A população é de menos de meio milhão de habitantes e é uma das ilhas mais urbanizadas do leste do Caribe. A capital Fort-de-France tem avenidas largas, um centro histórico e uma atmosfera que mistura o colorido caribenho e o charme francês. A população é de cerca de 400 mil habitantes, sendo que muitos são descendentes de escravos trazidos à ilha para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar no século XVII.

A estação mais seca da Martinica vai de dezembro a maio e é a mais procurada por turistas. Como em todas a ilhas caribenhas, a estação de chuva, de junho a novembro, tem preços mais convidativos. Vale lembrar que o mês de agosto costuma ser o mais barato de todos porque é o de maior probabilidade de furacões. Em setembro de 2017 o furacão Maria atingiu quase todo o Caribe. Por sorte, a Martinica foi muito pouco afetada, registrando apenas queda de energia, ventos fortes e algumas inundações.

As praias mais procuradas da Martinica, assim como os resorts ficam na parte sul da ilha. O lado norte tem montanhas e florestas selvagens, onde fica o famoso Monte Pelée, um vulcão que destruiu a cidade de Saint-Pierre em 1902 e que ainda hoje é considerado ativo. A Martinica também tem terremotos, sendo que o mais recente aconteceu em novembro de 2007, quando um abalo sísmico atingiu 7,3 na escala Richter.

Quando visitei a Martinica fiquei no Club Med Boucaniers, um resort com bangalôs e muitas atividades náuticas. Um dos esportes mais procurados é o mergulho autônomo. Fiz um curso rápido de mergulho e achei a experiência encantadora.

As praias e a mordomia dos resorts all-inclusive convidam a ficar no mesmo lugar sem fazer nada, alugamos um buggy e fomos conhecer a ilha toda. A parte montanhosa do norte, onde fica a floresta é bem selvagem, exuberante e cheia de flores.

A ilha é um destino comum de casais, tem todos os tipos de esportes náuticos, praias lindas de areia branquinha. Perto da área do Club Med há também uma praia de nudismo.

A Martinica tem excelentes opções de gastronomia, que mistura a sofisticação da culinária francesa ao sabor créole e toques da cozinha africana.

VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • Participe!

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados