Inglaterra
Por Rosana Hermann
LONDRES
Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. É a capital dos museus. Tem quatro Patrimônios Mundiais e abriga o meridiano zero que define o horário do planeta, em Greenwich. Seu metrô é a rede férrea subterrânea mais antiga do mundo. Londres é líder global em serviços bancários e financeiros. É a cidade de ícones da cultura pop como os black cabs, os ônibus de dois andares, as cabines telefônicas vermelhas. São 8 milhões de pessoas que falam mais de 300 línguas diferentes. Londres tem realeza e pobreza, pompa e drogadição, música clássica e rock, museus e feiras de rua, tradição e modernidade. Londres é tudo isso e, sobretudo, Londres é única. E como toda peça rara, caríssima.
CIDADE CARA
Na minha primeira viagem a Londres, quase chorei quando fui numa casa de câmbio trocar meus dólares em libras esterlinas. O problema é que não é só o câmbio que faz chorar, os preços em geral, o custo em libras pra comer, faz a gente perder o apetite. Uma viagem com toda a família, com hotel, transporte, alimentação e tickets para ver musicais é de acabar com qualquer orçamento. Portanto, guarde um pouco das lágrimas para o dia do vencimento do seu cartão de crédito. Por isso, a dica é: não gaste com bobagens, compre só que o que tem qualidade. Uma boa bota londrina, uma jaqueta descolada, entradas para um show imperdível ou qualquer coisa que realmente traga prazer e felicidade.
HOTEL
Sempre fiquei hospedada na rede My Hotel, em Brighton ou em Chelsea. É um hotel-boutique com ótimo café da manhã, camas confortáveis, com excelentes produtos de banho e toalhas macias. É o conforto sem frescura, moderno sem ser luxuoso.
MÃO INGLESA
Outro conselho pra quem visita Londres em específico ou a Inglaterra em geral é a mão inglesa. Mesmo que você não vá dirigir (e realmente não faz sentido alugar carro com direção do lado direito), você vai transitar pela cidade como pedestre e isso significa redobrar o cuidado antes de atravessar qualquer rua. Praticamente todo mundo tem um histórico de quase atropelamento na cidade, especialmente na primeira visita. Mas, tirando o ‘barato’ de andar nos black cabs londrinos, o mais sensato é usar o eficiente sistema do metrô e os ônibus. Até porque é praticamente obrigatório para o turista ouvir a famosa gravação das estações do metrô alertando para tomar cuidado com os vãos entre os trens e a plataforma, o “Mind the Gap”.
PATRIMÔNIOS MUNDIAIS E ATRAÇÕES
São quatro os pontos declarados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO: a famosíssima Torre de Londres, a área que compreende o Palácio de Westminster (a sede do Parlamento Inglês) e a Abadia de Westminster incluindo a Igreja Saint Margaret’s, o conjunto de prédios de Greenwich ao longo do Rio Tâmisa e os Reais Jardins Botânicos de Kew. Mas há muito, muito mais para visitar do que esses pontos, como museus, galerias de arte, lojas, pontes, monumentos, jardins, restaurantes, pubs, feiras de rua e as dependências da realeza.
Estando na cidade você também deve fazer programas locais, como ir a um pub, tomar um pint, comer fish and chips e, por que não, reservar uma tarde para tomar chá. Ou então passear pelo Tâmisa e tirar uma foto perto do moderno edifício em forma de obelisco, o Shard.
E, por favor, reserve um domingo pra ir à feira de Camden Town, um lugar totalmente alternativo e malucão. Duvido você sair de lá sem comprar pelo menos uma camiseta loucona.
CLIMA E WEBCAMS
Se chover durante sua visita a Londres, relaxe. É o famoso faz parte. Em compensação eis aí um lugar perfeito pra comprar calçados resistentes à chuva. Mas, para ver como está o clima, antes de viajar para qualquer lugar passo alguns dias observando uma câmera ao vivo, para ver como as pessoas estão se vestindo. Uma boa câmera ao vivo para acompanhar em Londres é a que fica em Abbey Road, da lendária capa do disco dos Beatles atravessando a rua na faixa de pedestre.
OUTROS PONTOS PARA VER
- Palácio de Buckingham – A residência oficial da Rainha Elizabeth II, atrai turistas do mundo inteiro aos milhares, especialmente os que vão para ver a troca da guarda. A visitação interna só é permitida durante os meses de verão e é muito concorrida, por isso os ingressos devem ser comprados antecipadamente.
- London Eye – a roda-gigante perto do Rio Tâmisa, que gira lentamente e permite que os turistas de cada cabine envidraçada tenha uma vista panorâmica da cidade.
- Picadilly Circus – conhecidíssima e movimentada praça de Londres, um dos ícones da cidade e ponto de encontro de londrinos e turistas. É um lugar animado, sempre cheio de gente e com muitas opções de lazer, como lojas, cinemas, teatros, restaurantes. Os painéis iluminados dão um toque especial.
- Madame Tussauds– particularmente não gosto de museu de cera, mas é inevitável entrar e tirar fotos com as ‘celebridades’.
- Tower Bridge – Ponto turístico de cartão postal, a ponte tem que ser visitada. Aqui, duas atrações que podem ser compradas com antecedência: agende um horário em que a ponte sobe e abre para que passem os barcos e visite a plataforma de vidro no chão, para ver a vista lá do alto.
- Hyde Park – uma das maiores áreas verdes na cidade, onde ficam o memorial da Princesa Diana e a conhecida ‘Speaker’s corner’.
- St Paul’s Cathedral – cartão postal de Londres, este igreja do século XVII e tem a segunda maior cúpula do mundo, só perde pra Basílica de São Pedro no Vaticano. A catedral tornou-se um ponto turístico, por assim dizer, porque foi lá que o Príncipe Charles casou com Lady Di em 81.
- Big Ben – Big Ben é o apelido do Grande Sino dentro da torre do relógio de Westminster, não do relógio em si. Até 2020 não se pode entrar para visitar a torre, que está fechada para manutenção. Mas sempre vale a foto.
MUSEUS GRATUITOS
Os melhores museus de Londres são gratuitos, como British Museum (onde ficam as múmias, e a visitadíssima Pedra de Rosett), o Museu de História natural (um prédio lindo, museu imperdível), a National Gallery (com mais de 2 mil obras), o Tate Modern. Visite todos que puder. Sempre um ótimo programa para dias de chuva.
OYSTER CARD – CARTÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO
Sabe o bilhete único, um cartão magnético recarregável, no qual você coloca crédito pra pagar o metrô, trem, ônibus? Então, em Londres tem o cartão Oyster, que você pode comprar no aeroporto ou no metrô.
MUSICAIS
Os musicais do West End são caros. E perfeitos, como Wicked, Les Miserables, Alladin, etc. Escolha um e vá ver. É um investimento que vale sempre a pena.
VEJA TAMBÉM
- Almoce no Covent Garden.
- Visite a Harrods, a loja de departamentos mais famosa do mundo
- Vá ao Portobello Road Market, em Notting Hill – feira no West Side, que acontece todos os sábados cheia de bugigangas, antiguidades e gente de todo lugar.
- Vá ao SoHo e Chinatown.
- E divirta-se!