Turquia
Por Fábio Porchat
Um lugar lindo, de mistura de culturas, comida maravilhosa, e com um povo alegre, simpático e solícito. É assim que posso resumir minha experiência na Turquia, um país lindíssimo que me deixou encantado. Achei muito curioso e impressionante você poder viver, em um lugar só, toda essa misturada de civilizações, Ásia e Europa, tudo numa espécie de confusão organizada que dá certo! Mas se história não é bem a sua, fica tranquilo, porque belezas naturais são o que não faltam.
Por ter tanta coisa interessante pra fazer, acho legal, caso você consiga, dividir seu tempo por lá nos diferentes lugares. Eu recebi essa dica de amigos antes de ir e achei ótimo. Exemplo: Istambul é separado em duas partes: velha e nova. Então o que eu fiz (em 10 dias de viagem): fiquei 3 dias na parte velha, fui conhecer as outras cidades por 4 dias e voltei para mais 3 na parte nova. Assim você conhece a cidade toda e aí dá uma quebrada, refrescando a cabeça depois de outras experiências.
Acho que vale ressaltar, porque eu fiquei muito entusiasmado com isso: o calor do povo turco. Você vai encontrar muita gente que fala inglês mas muito gente que não. Com ou sem a barreira da língua, eles vão fazer todo o possível para poder te ajudar. Sempre que o idioma falhar, pode ter certeza que a linguagem de gestos vai dar certo! Para se ter uma noção, um moço na rua, ao me dar instruções, chegou a pegar um guardanapo e desenhar com setas e passos o caminho que deveria seguir. Eles também são muito hospitaleiros. Durante seus passeios, você vai receber convites das pessoas para conhecer de tudo. Foi numa dessas em Istambul, no bairro tradicional, que fui convidado para conhecer uma mesquita do bairro e foi incrível.
Um país notoriamente tranquilo, a Turquia tem, nos últimos anos, aparecido nas notícias sobre a situação política local e alguns atentados terroristas. Mas não senti nenhuma tensão ou enfrentei problemas quando estive por lá. Pelo contrário, foi tudo muito gostoso. Lógico que vale ficar atento ao noticiário para evitar um imprevisto. Já quanto ao terrorismo, a chance existe como em qualquer outra grande metrópole mundial. Tenha a mesma atenção que você teria em Londres ou Paris, por exemplo.
Em resumo, a Turquia é um país maravilhoso e que merece ser visitado, e o qual eu planejo conhecer mais quando puder!
CLIMA
De grandes proporções, o país apresenta climas variados de acordo com a região que você irá visitar. As áreas mais próximas ao Egeu e Mediterrâneo apresentam um clima similar aos dos países do sul europeu: verões quentes e secos com invernos amenos a frios e úmidos. A costa do Mar Negro possui um clima oceânico: verões quentes e úmidos, com invernos gélidos e também úmidos. As áreas centrais, mais áridas, têm um clima similar ao de deserto. Já o frio mais intenso pode ser encontrado ao leste, na parte asiática, onde não é raro as temperaturas caírem bem abaixo de zero e nevar intensamente. Na costa, apenas neva no Mar Negro, mas a neve não costuma durar. Raramente neva na costa do Egeu ou mediterrânea.
LÍNGUA
Apesar de conter vários dialetos e idiomas, a língua oficial do país é o turco, falado por cerca de 86% da população. 12% da população falam kurmanji, um dialeto curdo, e cerca de 2%, árabe. No setor de serviços é fácil encontrar quem se comunique em inglês ou outro idioma, já na rua nem tanto, mas isso não impede a sua comunicação!
MOEDA
A moeda local é a lira turca, que tem valor semelhante em ordem de grandeza ao nosso real. Mas como o câmbio varia, é sempre bom fazer uma consulta online.
RELIGIÃO
A maior parte da população é muçulmana, mas isso não quer dizer que você não possa consumir bebidas alcoólicas ou que as mulheres tenham que se cobrir.
CIDADES
Tive a oportunidade de conhecer três cidades na Turquia: Capadócia, Éfeso e Istambul, mas também vou falar um pouco de Pamukkale, cidade que tomei conhecimento quando estava em Éfeso e me arrependi amargamente de não ter conhecido. Procure pelas fotos no Google que você vai entender o porquê.